Imagem retirada de: http://www.podercoletivo.com.br
As palavras chave que podemos utilizar para definir esta técnica são o espírito colectivo e a partilha de experiências,
«É um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos colectivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.» (In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing)
O crowdsourcing é o «novo lugar da mão-de-obra barata: pessoas no dia-a-dia usando seus momentos ociosos para criar conteúdo, resolver problemas e até mesmo para pesquisa e desenvolvimento».
Esta técnica pode:
- gerar ideias novas
- reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projectos,
- diminuir nos custos
- criar uma relação directa
- criar uma ligação sentimental com os clientes
Exemplos de crowdsourcing: (In: http://www.saiadolugar.com.br)
- istockphoto.com – o sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
- Netflix – uma locadora nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prémio de 1 milhão de dolaresc para qualquer pessoa que elaborar um algorítmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o actual.
- Fiat Mio – a Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projectar um novo carro conceito.
Imagem retirada de: http://rosorio.com.br/?p=32
Sem comentários:
Enviar um comentário