As palavras soltas

«(...) pedes para eu te pintar o amor

e eu dou-te uma folha em branco.

porque o branco é a soma de todas as cores

e numa folha vazia

tu poderás pintar o que quiseres.(...)»



In: Nós os 2, Ana Teresa Silva

Tantas mãos, a mesma Primavera - poesia inédita



Neuromarketing

É uma ciência que «estuda neurologicamente o estado cerebral de uma pessoa quando expostos a mensagens relacionadas com experiências de consumo, tornando possível a identificação das zonas do cérebro estimuladas. Os aparelhos de ressonância magnética fazem esse trabalho, conseguindo traçar as actividades cerebrais, a formação de sinapses e reacções.» (In: www.elojas.com.pt)

Alguns dados

  • O Neuromarketing surgiu no final da década de 1990 nos EUA .
  • Gerald Zaltman, médico e pesquisador da universidade de Harvard, foi o inventor da ideia de usar aparelhos de ressonância magnética para fins de Marketing.

 

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Imagem retirada de: www.francisanderson.wordpress.com

  • O termo “Neuromarketing” só viria a ser conhecido através da influência de Smidts, professor de Marketing da Universidade Holandesa Erasmus.

Factos relevantes: (In: www.elojas.com.pt)

Estudo efectuado pela Baylor College of Medicine de Houston, EUA.

O estudo consistia na experimentação dos refrigerantes Pepsi e Coca-Cola. Em um dos casos, os experimentadores não sabiam qual era a marca a bebida que tomaram.

Quando perguntados qual dos dois refrigerantes era melhor, metade respondeu Pepsi. Nesse caso, a ressonância detectou um estímulo na área do cérebro relacionada a recompensas. Já quando elas tinham conhecimento sobre a marca, esse número caiu para 25%, e áreas relativas ao poder cognitivo e à memória agora estavam sendo usadas.

Conclusões relevantes:

Isso indica que os consumidores estavam pensando na marca, em suas lembranças e impressões sobre ela. O resultado leva a crer que a preferência estava relacionada com a identificação da marca e não com o sabor.»

Com o Neuromarketing é «possível monitorar as emoções vividas durante as experiências de consumo.»

 Algumas Vantagens da utilização desta técnica:

  • Possibilidade de descobrir qual o sentimento despertado no consumidor de uma determinada campanha.
  • Permite uma melhor adequação das campanhas.
  • É uma fonte de pesquisa mais fiável

Segundo o Director do Centro de Estudos Aplicados em Marketing do Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto, Paulo Vieira de Castro  «(…) Teremos de admitir os limites do Neuromarketing, uma vez que esta técnica se centra, tantas vezes exclusivamente, no exercício resultante, assombrando erradamente modelos de representação da existência humana»

  • Impossibilidade de prever as mudanças de comportamento
  • Impossibilidade de estabelecer um padrão perfeito (para determinadas acções de Marketing)

 

O Neuromarketing deve ser tido como uma referência e nunca como garantia de sucesso.

Empresas e agências  que admitem pesquisas nesta área:

  • Nielsen;
  • Proper & Gamble;
  • GE;
  • Coca-Cola;
  • McDonald’s

Crowdsourcing

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Imagem retirada de: http://www.podercoletivo.com.br

As palavras chave que podemos utilizar para definir esta técnica são o espírito colectivo e a partilha de experiências,
«É um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos colectivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.» (In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crowdsourcing)

O crowdsourcing é o «novo lugar da mão-de-obra barata: pessoas no dia-a-dia usando seus momentos ociosos para criar conteúdo, resolver problemas e até mesmo para pesquisa e desenvolvimento».

Esta técnica pode:

  • gerar ideias novas
  • reduzir o tempo de investigação e de desenvolvimento dos projectos,
  • diminuir nos custos
  • criar uma relação directa
  • criar uma ligação sentimental com os clientes

Exemplos de crowdsourcing: (In: http://www.saiadolugar.com.br)

  • istockphoto.com – o sistema armazena milhões de fotos de milhares de fotógrafos. Hoje não é preciso contratar um fotógrafo. Basta entrar no site, pesquisar e comprar a foto.
  • Netflix – uma locadora  nos EUA que aluga filmes pela internet. Anunciaram o prémio de 1 milhão de dolaresc para qualquer pessoa que elaborar um algorítmo de recomendação pelo menos 10% melhor que o actual.
  • Fiat Mio – a Fiat lançou recentemente no Brasil uma rede social para seus consumidores poderem opinar e projectar um novo carro conceito.

 

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Imagem retirada de: http://rosorio.com.br/?p=32

SEO

 seo

SEO- acrónimo para Search Engine Optimization, ou seja, optimização para pesquisas.

Segundo o site http://www.mestreseo.com.br o termo SEO «foi usado pela primeira vez pela empresa Multimedia Marketing Group (MMG), de John Audette, onde o objectivo era realizar métodos que fizessem com que um website conseguisse um posicionamento nos resultados de busca melhor do que os concorrentes».

«É o trabalho sobre a estrutura do site para que ele apareça melhor nos motores de busca.» Segundo o site http://www.mestreseo.com.br/artigos-seo
Confusão que normalmente existe:

Por definição, campanhas de links patrocinados é uma estratégia de SEM e não um trabalho de SEO.

O que por vezes acontece é que as empresas confundem campanhas de links patrocinados com trabalhos de SEO.

O que aqui acontece é que ao terem estes links patrocinados s empresas estão a surgir bem classificadas no ranking, mas assim que termina essa ligação comercial paga a empresa deixa de surgir nesse lugar.

Principais vantagens do SEO:

  • Trabalho de médio/longo prazo que visa manter o ranking nas pesquisas sempre elevado
  • Segundo o site www.m2brnet.com: «os custos acabarão se diluindo ao longo do tempo, visto que não é necessário realizar pagamentos mensais para veicular qualquer tipo de anúncio. Sua única preocupação será manter seu site sempre actualizado e relevante para que terceiros direccionem links para sua página na Web».

 

 Segundo o site www.m2brnet.com «Quase 90% dos cliques são direccionados para os sites que aparecem na primeira página, de forma que ter uma boa posição é fundamental para atrair uma audiência qualificada. É neste segmento que o SEO actua. Este site realça ainda que «Torna os sites mais relevantes para os mecanismos de busca, fazendo com que estes ocupem as primeiras posições nas buscas naturais (não-pagas) destas ferramentas.»

Fonte:

http://www.mestreseo.com.br/artigos-seo

Experience Marketing

 

«Mais de 80% das decisões do consumidor têm enorme fundamento emocional, que muitas vezes vem do subconsciente. Assim, experiências que relacionam o consumidor com a marca, além de um contacto com o produto, acabam por se tornarem mais eficazes, em termos de captação e fidelização de clientes».

(In: www.omelhordavida.com.br )

Experience Marketing é uma «técnica que possibilita ao consumidor um envolvimento com a marca ou determinado produto, ajudando a um relacionamento mais pessoal e próximo, e sensibilizando os consumidores a tomarem uma decisão de compra mais inteligente, potenciando vendas» e também serve para premiar os colaboradores e aumentar a sua motivação.

As empresas perceberam que a possibilidade de experenciarem os produtos os clientes vão valorizar o valor dos produtor e serviços, e acabam por desta forma diferenciarem.nos e conseguem conquistar assim a sua atenção e confiança de forma memorável.

 

Segundo o site: www.omelhordavida.com.br  a vantagem desta técnica reside no aumento da competitividade gerado pela utilização das experiências de: Perceber, Sentir, Pensar, Agir e Relacionar.
«- A experiência da percepção confia ao produto certa atractividade peculiar considerada a única que mexe com os critérios do indivíduo;
- A experiência do pensamento conduz o cliente a um interessante desafio intelectual, sobretudo para a resolução de problemas específicos;
- A experiência da acção está ligada a comportamentos e estilo de vida;
- A experiência do relacionamento conduz o cliente a usufruir dos benefícios de um produto do qual possa se sentir orgulhoso».

 


Exemplo de Experience Marketing em Portugal: Na Fnac o cliente pode experimentar através do toque, da audição, da leitura.fnac1

Exemplos de Experience Marketing no Mundo:
A Volvo criou uma comunidade na internet chamada "Volvo Saved My Life Club" onde os proprietários de veículos da marca partilham experiências de como os sistemas de segurança Volvo ajudaram a salvar as suas vidas.

A Godiva (rede de lojas de chocolate de muito requinte e luxo, com muitas franquias no mundo todo) explora toda uma sensação em suas lojas? Desde o nome “chocolatier” (Francês, requinte), chocolates embalados individualmente, tudo decorado com cores douradas, formatos arredondados que dão uma sensação de sensualidade. Feminilidade. (In: experiencedelife.wordpress.com)

A Qualicomm - fabricante de telemóveis-, recolhe depoimentos de clientes que utilizaram os seus telemóveis para chamar ajuda. Aqui a «intenção é motivar a equipa mostrando que o trabalho deles ajudou a salvar vidas» segundo o site dedicado ao Marketing www.mundodomarketing.com.br.

Segundo o site www.mundodomarketing.com.br a principal diferença do EM reside no factor motivacional, Segundo este site os prémios monetários perderam a sua força. agora, o desafio é fugir à rotina e o EM permite essa fuga da realidade.

«Nos períodos em que os orçamentos ficam mais apertados, como ocorreu durante a crise financeira global, manter a força de trabalho envolvida é muito mais difícil. Empresas que cultivam formas não-financeiras de motivação levam grande vantagem em momentos assim», diz Carlos Siqueira, director do Hay Group no Brasil segundo o site www.mundodomarketing.com.br.

Mas, atenção que estes programas não visam exclusivamente a economia, o objectivo também é «manter um bom ambiente de trabalho, valorizar a conquista de objectivos e reforçar a sensação de pertença a, factores importantes para a retenção de talentos (In: www.mundodomarketing.com.br )

Segundo uma pesquisa efectuada pela McKinsey realizada no final de 2009 nos EUA  revelou que os factores  que fazem com que as pessoas se sintam mais motivadas e valorizadas (sem custo associado) são:

  1. Elogios dos chefes imediatos;
  2. Atenção das lideranças (conversas individuais de feedback, por exemplo);
  3. Oportunidade de liderar projectos.

(In: www.mundodomarketing.com.br )